Veja como será o sorteio da Conmebol Libertadores 2020

Os oito representantes do Brasil na Conmebol Libertadores de 2020 estão definidos, e agora vivem a expectativa de conhecerem seus adversários em busca da conquista da maior competição de clubes da América. Na próxima terça-feira (17), na cidade de Luque, no Paraguai, a Conmebol realizará o sorteio que definirá os adversários de Corinthians e Internacional na briga por uma vaga na fase de grupos, onde poderão se juntar a Flamengo, Santos, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Athletico-PR.

A 60ª edição da Conmebol Libertadores já tem 42 das 47 equipes participantes certas para a disputa em 2020, restando apenas a definição de um representante do Chile, um da Argentina e três da Bolívia.

Casa da Conmebol Libertadores, o FOX Sports transmite ao vivo o sorteio direito da sede da Conmebol, no Paraguai.

Veja abaixo como acontecerá o sorteio da Conmebol Libertadores de 2020:

Fase 1:
A FASE 1 do torneio será disputada da seguinte forma:

Das 47 equipes classificadas, 6 começarão a Fase 1, na qual serão disputados 3 lugares para a Fase 2. Os 3 clubes que surgirem como classificados nesta Fase 1 completarão a composição de 16 equipes para a Fase 2.

A Fase 1 será disputada pelas equipes classificadas da: Bolívia (1), Equador (1), Paraguai (1), Peru (1), Uruguai (1) e Venezuela (1) nas chaves determinadas pelo sorteio.

As três equipes vencedoras de suas respectivas chaves classificam para a Fase 2 como E1, E2 e E3.

Metodologia do Sorteio:

As equipes que formarão cada pote estarão distribuídas de acordo com suas posições no Ranking da CONMEBOL Libertadores no dia 15 de dezembro de 2019. No pote 1 estarão as equipes com a melhor posição no ranking, e essas equipes serão locais na partida de volta.

No pote 2 estarão as equipes de posição mais baixa nesse ranking, e serão locais no primeiro jogo.

A primeira equipe sorteada do pote 2 formará a chave 1 e será local na primeira partida. O segundo time sorteado (do pote 1) será seu rival, definindo este como local na partida de volta.

Será utilizado o mesmo sistema para estabelecer as chaves 2 e 3. Os vencedores dessas chaves classificarão para a Fase 2, e terão os nomes E1, E2 e E3.

Fase 2:
A FASE 2 do torneio será disputada da seguinte forma:

Esta fase será disputada pelas 3 equipes provenientes da fase prévia, mais 13 equipes classificadas estabelecidas da seguinte forma: Brasil (2), Colômbia (2), Chile (2) e 1 equipe das 7 Associações restantes.

As 16 equipes disputarão partidas de ida e volta, distribuídas em 8 chaves, estabelecidas por sorteio, e cujas posições nos potes foram definidas com base nos critérios do Ranking da CONMEBOL Libertadores de 15 de dezembro de 2019.

Pote 1:As oito equipes de melhor classificação no Ranking da CONMEBOL
Pote 2:Equipes entre a 9ª e a 13ª colocação no Ranking da CONMEBOL + E1, E2 e E3.

OBS: Equipes de uma mesma Associação Membro não se enfrentarão nessa fase da competição.

Metodologia do Sorteio:

Para determinar as chaves, no momento do sorteio, as 16 equipes classificadas para disputar esta fase estarão localizadas, por um lado, as 8 equipes com a melhor posição no Ranking CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019 e, por outro lado, as 3 equipes provenientes da Fase 1, mais as cinco equipes restantes, de acordo com o Ranking mencionado.

As 8 primeiras (Pote 1) se enfrentarão, com base no que o sorteio determine, rivais que surjam do segundo grupo de 8 equipes (Pote 2).

No caso de duas equipes da mesma Associação Membro estarem localizadas em potes diferentes, estas não poderão se enfrentar; no caso em que o sorteio o determine, e para evitar que se cruzem na mesma chave, o último time sorteado passará a integrar a próxima linha, sorteando novamente o rival para a primeira equipe.

Serão locais na primeira partida os clubes com a menor posição no ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019 e as equipes E1, E2 e E3 (Pote 2).

As equipes classificadas dessa fase disputarão a Fase 3 e classificam como C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8.

Fase de Grupos
As 32 equipes (sendo 28 equipes classificadas diretamente, mais as 4 equipes classificadas na Fase 3), que serão divididas em 8 grupos de 4 clubes cada, disputarão a Fase de Grupos.

A composição dos grupos será estabelecida no dia do sorteio, de acordo com os campeões da CONMEBOL Libertadores 2019, CONMEBOL Sul-Americana 2019 e do Ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019:

A equipe Campeã da CONMEBOL LIBERTADORES 2019 será colocada diretamente como cabeça de série do Grupo A.

A fim de estabelecer os cabeça de série dos 7 grupos restantes (B a H), será utilizado o Ranking CONMEBOL Libertadores de 15 de dezembro de 2019. Os 7 clubes cabeça de série dos Grupos B ao H serão as equipes posicionadas nas 7 primeiras posições segundo o mencionado Ranking, excluindo a posição da equipe Campeã da CONMEBOL Libertadores 2019.

A segunda linha será composta pelo último campeão da CONMEBOL Sul-Americano 2019, mais as 7 equipes subsequentes do Ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019.

A terceira linha será formada pelas 8 equipes subsequentes do Ranking da CONMEBOL Libertadores de 15 de dezembro de 2019.

A quarta linha será composta por 4 equipes provenientes da Fase 3 (G1, G2, G3 e G4) mais as 4 equipes subsequentes do Ranking da CONMEBOL Libertadores de 15 de dezembro de 2019.

Na fase de grupos, cada equipe jogará uma partida em condição de local e uma partida em condição de visitante contra cada uma das outras equipes do mesmo grupo.

1ª linha:

A1, B1, C1, D1, E1, F1, G1, H1: (Campeão da CONMEBOL Libertadores 2019 + Melhores colocados no Ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019 – nas 7 primeiras posições, entre as equipes classificadas).

2ª linha: A2, B2, C2, D2, E2, F2, G2, H2: Campeão da CONMEBOL Sul-Americana 2019 e melhores colocados subsequentes no Ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019.

3ª linha: A3, B3, C3, D3, E3, F3, G3, H3: Melhores colocados subsequentes no Ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019.

4ª linha:A4, B4, C4, D4, E4, F4, G4, H4: G1, G2, G3 e G4 (classificados da FASE 3) + melhores situados subsequentes no Ranking da CONMEBOL Libertadores em 15 de dezembro de 2019.

As equipes posicionadas em primeiro e segundo lugar de cada grupo se classificarão para a Fase de Oitavas de Final.

As 8 equipes posicionadas na terceira posição em seus respectivos grupos se classificarão para a Segunda Fase da CONMEBOL Sul-Americana 2020.

Metodologia do Sorteio:

Será realizado o sorteio do pote 1 com as equipes que ocuparão a posição 1 dos grupos B ao H, que serão os cabeça de série em cada um dos grupos. Logo será sorteado o pote 2 (posição 2) que, por ordem de aparição, irão completando os grupos de A a H, respectivamente.

A seguir, serão extraídas as equipes do pote 3, que completarão a posição 3 de cada grupo em ordem de aparição.

Por último, será sorteado o pote 4 (posição 4), cujas equipes ocuparão a última linha em cada um dos grupos de A a H, respectivamente.

Declara-se expressamente que, dentro do mesmo grupo, não poderá haver duas equipes do mesmo país; portanto, caso forem sorteadas passarão a ocupar o seguinte grupo e outra equipe será sorteada novamente para esse grupo.

EXCEÇÃO À REGRA: Quando as equipes participantes do torneio avançam de fases anteriores do torneio e são desconhecidas no momento do sorteio, será aceita a concorrência de dois clubes do mesmo país no grupos